Diálogos com a Educação - Reinado do Alto da Cruz, Chico Rei e as escolas de Ouro Preto

Professora Amanda Melissa dos Santos. Foto: Gláucio Santos

No PodCast Diálogos com a Educação a professora e  pesquisadora Amanda Melissa dos Santos fala sobre o Reinado (também conhecido como Congado, Reisado ou Congadas) do bairro Alto da Cruz, o mito construído em torno do homem africano Chico Rei e a sua importância nas práticas pedagógicas de escolas de Ouro Preto.

A pesquisadora acrescenta que, no século XVIII, Chico Rei foi o responsável por trazer essa importante manifestação cultural e religiosa afro-brasileira à região dos Inconfidentes. “Chico Rei é o fundador do Congado dentro de Vila Rica, dentro de Ouro Preto", afirma a pesquisadora. Escravizado e trazido para as minas de ouro, Chico Rei conseguiu comprar sua alforria e construir a Igreja de Santa Efigênia, na comunidade.

Investigar isso nas escolas como uma forma de cobrar que elas (as práticas culturais) estejam na escola,

que a escola supere esse currículo eurocêntrico, colonizador da cultura europeia [...]

para valorizar a cultura dos povos africanos que vieram pra cá, da comunidade

afrobrasileira e dos povos indígenas que formam este país.

A cultura africana sempre teve um papel de grande relevância em Minas Gerais, tendo sido Chico Rei um personagem que endossou a imagem de herói e de memória para a região. Dessa forma, Amanda busca trabalhar com um viés investigativo nas escolas onde atua, averiguando se de fato são trabalhadas as diferentes formas de expressão cultural, como o Congado. A entrevista foi concedida ao jornalista Gláucio Santos, dia 5 de junho, na sede da Rádio UFOP Educativa, no Campus Universitário Morro do Cruzeiro.

Amanda Melissa dos Santos possui graduação em Licenciatura em Educação Física pelo Centro Universitário Padre Anchieta (2013), possui mestrado em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto na linha de pesquisa 'Desigualdades, diversidades, diferenças e práticas educativas inclusiva. Tem experiência como professora de Educação Física na rede pública e particular de ensino com desenvolvimento de atividades artístico-pedagógicas em educação ambiental e agroecologia em escolas rurais, educação do campo e articulação de grupos de juventudes rurais.

Ouça:

Redação e Roteiro: Gabriela Mendes
Produção, Reportagem, Fotografia e Supervisão de Jornalismo: Gláucio Santos
Supervisão de Captação de Áudio, Edição e Sonoplastia: Simei Gonderim
Gabriela Mendes é estudante do curso de Letras e atua como bolsista nos processos formativos da emissora.

1ª Temporada

Ep 01. Estereótipos indígenas, formação de professoras e o espaço escolar - 17/05

Ep.02. Ações da UFOP com a escola pública  - 24/05

Ep.03Pibid, a formação de professoras e as escolas públicas - 31/05