skip to content

História

A Rádio UFOP Educativa 106.3 FM integra a Central de Comunicação Pública e Educativa da Coordenadoria de Comunicação Institucional (CCI) da Universidade Federal de Ouro Preto. Criada em 21 de agosto de 1998, a emissora é uma concessão da Fundação Educativa de Rádio e TV Ouro Preto (FEOP). Suas produções possuem caráter público e educativo, respaldadas pelo Projeto Acadêmico para o Sistema de Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto (Resolução CUNI nº 1079) e pelo Plano de Desenvolvimento Institucional 2016- 2025. 

A partir de sua história, podemos afirmar que as produções da emissora estão estabelecidas em pelo menos três pilares: Programas, Programetes (PETs, Minutos, Podcastings) e Séries (Reportagens Especiais) em interlocução com as áreas de ensino, pesquisa e extensão da Universidade, além de outros campos do saber. A UFOP Educativa é uma rádio instalada dentro do ambiente universitário, mas que se pauta pelo diálogo com a comunidade, não se limitando a questões institucionais. A programação é colaborativa e diversificada, com a contribuição de diversos parceiros na FEOP, na UFOP e nas rádios públicas brasileiras e do exterior. Na produção local, em Ouro Preto, o conteúdo educativo é elaborado pela equipe da FEOP, professores, técnicos-administrativos e estudantes da Universidade.

O material inédito é veiculado na emissora e nos canais na internet e, posteriormente, disponibilizado para emissoras públicas. Possui como frentes de trabalho produções que abordam notícias de Ouro Preto e cidades da região, ciência, cinema, agenda cultural, literatura, músicas, projetos e atividades da Fundação Educativa de Rádio e TV Ouro Preto (FEOP) e da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

O conteúdo educativo produzido na cidade de Ouro Preto perpassa por três categorias: programas ao vivo, programetes (podcasts, pets e minutos) e séries (reportagens especiais). Segundo levantamento feito pelo Projeto Memória Rádio UFOP, até 31 de janeiro de 2018, ao longo de quase duas décadas, foram produzidos 17 programetes com temas diferentes, com 577 unidades.

Nas séries, são mais de 100 episódios, 18 horas de material finalizado, em 16 produções. Além do conteúdo educativo, a Rádio UFOP Educativa tem como diferencial o espaço de formação de estudantes da UFOP, que atuam diretamente nas produções da emissora (10 pessoas) ou dos produtos comunicacionais elaborados por integrantes da comunidade acadêmica.