skip to content

Rádio UFOP lança a série “Sinos, Badalos Históricos”

Você sabe quais são os sinos mais famosos do mundo? E o que dizem? Sabe quando os primeiros sinos surgiram no mundo? Essas são algumas das questões abordadas na série “Sinos, Badalos Históricos”.

A reportagem especial da Rádio UFOP Educativa começou a ser produzida no segundo semestre do ano passado e foi finalizada neste ano.

Dividida em 4 capítulos, a produção traz entrevistas de especialistas no assunto, como pesquisadores e sineiros das cidades de Ouro Preto e Mariana apresentado histórias e curiosidades sobre este instrumento sonoro.

Se você ficou curioso e quer conhecer as histórias sobre os sinos, acompanhe o lançamento no dia 20 de agosto, às 10h30 da manhã, no programa Café Brasil, com Danilo Nonato. A reprise será às 15h, no Giramundo, com Rômulo Ferreira.

Sinos, Badalos Históricos é uma produção da Central de Comunicação Pública-educativa. O projeto foi idealizado pelo radialista Danilo Nonato, com direção de roteiro do jornalista Gláucio Santos, ambos da Fundação Educativa de Rádio e TV Ouro Preto (FEOP). As reportagens são assinadas pelas recém-formadas jornalistas Gabriella Visciglia, Gabriela Vilhena, Larissa Lana, além da estudante Marina Lopes, que atuaram como bolsistas da Rádio UFOP.

Confira os 4 episódios na guia Podcast

Vinheta “Sinos, Badalos Históricos”
Sinos festivos, sinos tristes.
Dançam, badalam e entristecem.
Do alto das torres das igrejas e capelas.
Pelas ruas e ladeiras históricas, repicam.
Sinos.
Milenares sinos, tão antigos quanto a metalurgia.
Badalam, dançam em repiques;
Emitem sons, mensagens, comunicam.
Sinos
Sons, sonoros, estridentes.
(Autoria: Gláucio Santos)

 

Ficha Técnica

Estreia: 20/08/2018

Concepção de projeto e apresentação: Danilo Nonato 

Reportagem: Gabriella Visciglia, Gabriela Vilhena, Larissa Lana, Marina Lopes

Captação de áudio, Edição e Sonoplastia: João Lucas Palma e Simei Gonderim

Apoio Técnico: Rômulo Ferreira

Locução de abertura e encerramento: Danilo Nonato

Direção de produção: Danilo Nonato, Gláucio Santos

Supervisão de radiojornalismo: Gláucio Santos

Produção Executiva: Ricardo Rabelo e André Luiz Carvalho

Produção Geral: Central de Comunicação Público-Educativa - Rádio UFOP 106.3 FM

Realização: Fundação Educativa de Rádio e TV Ouro Preto e Universidade Federal de Ouro Preto

Últimas notícias

Suspensão de atividades na Rádio UFOP Educativa

1 Novembro 2018

Devido a situação administrativa e contábil da Fundação de Rádio e TV de Ouro Preto o seu Conselho Curador decidiu pela suspensão das atividades da FEOP para que sejam tomadas as providências devidas. Desta forma, a execução de seus projetos e convênios também está temporariamente suspensa. O Conselho Curador da Fundação...

FEOP inaugura HUB de inovação em Ouro Preto

24 Outubro 2018

A FEOP inaugurou, no dia 28 de setembro, o projeto de instalação de um HUB de Inovação nas cidades de Ouro Preto, Ouro Branco, João Monlevade e Congonhas. O HUB é um espaço com várias atividades, cursos de inovação, apoio a startups, criação e elaboração de modelos de negócios, divulgação científica, palestras e outros. O...

Mutatis Mutandis: Ciência e Rádio em um proceso colaborativo

19 Outubro 2018

“Mutatis Mutandis: a procura do saber” é um programa produzido pela equipe da Rádio UFOP Educativa, composta por estudantes bolsistas, técnicos-administrativos, professores e gestores. Juntamente com a TV UFOP, o programa tem o intuito de atingir toda a região ouropretana e busca expandir e coletivizar o conhecimento...