skip to content

Rádio e TV contempladas em projeto para divulgação científica

A Rádio UFOP foi contemplada com a aquisição de uma mesa de áudio para a execução do programa "Mutatis Mutandis: a procura do saber" aprovado no edital 07/2015 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). O equipamento foi entregue à emissora na última semana e encontra-se instalado para início da elaboração dos conteúdos educativos. A TV UFOP também foi contemplada com diversos outros aparelhos para executar o projeto. 

Trata-se de uma produção voltada para o conceito de multiplataformas e da cultura da convergência. O objetivo é difundir e democratizar o conhecimento por meio destes canais de comunicação pública e educativos e, para isso, serão produzidos 10 episódios do programa "Mutatis Mutandis: a procura do saber".

O professor do curso de Jornalismo da UFOP, Adriano Medeiros, que foi gestor da Coordenadoria de Comunicação Institucional, fala sobre o projeto aprovado junto a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais.

Nestes últimos dias tive a alegria de entregar, pessoalmente, os primeiros equipamentos que chegaram para as equipes da TV UFOP e Rádio UFOP. Eles foram conseguidos graças ao projeto de pesquisa que aprovamos no edital 07/2015 da Fapemig, que visa a Popularização da Ciência, da Tecnologia e da Inovação. Depois de um caminho muito sinuoso, conseguimos receber parte de um material há muito esperado... É uma honra dirigir o programa Mutatis Mutandis e coordenar o mesmo projeto junto com esses profissionais tão talentosos e dedicados. Que os novos equipamentos possam dar ainda mais entusiasmo, resistência e asas à imaginação desses jovens realizadores/pesquisadores.

Nas peças de Divulgação Científica, o apresentador de TV Du Sarto e outros personagens irão mostrar as inovações científicas e tecnológicas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) de maneira informativa, conversando com pessoas nas ruas, professores e influenciadores digitais promovendo diálogo voltado para o público jovem. 

Para o rádio, o conteúdo será readequado pela equipe da emissora para a linguagem das ondas hertizianas, pensando-se também no público da internet, uma vez que os episódios serão disponibilizados em formato de podcast. Dentre os temas que serão pauta dos programas estão: Dengue, Mulheres na Ciência, Sustentabilidade, Energia e Eletrônica. Ficou curioso e quer saber mais sobre o Mutatis Mutandis?  Siga a página do programa lá no instagram: https://www.instagram.com/mutatismutandisufop/. 

Gláucio Santos - 25.07.2018

Últimas notícias

20 anos no ar

21 Agosto 2018

A Rádio UFOP Educativa completa 20 anos nesta terça-feira (21/08). Para celebrar a data, funcionários da Fundação Educativa de Rádio e TV Ouro Preto (FEOP), servidores da Universidade Federal de Ouro Preto, estudantes e outros colaboradores, que atuam na Coordenadoria de Comunicação Institucional, no Campus Morro do...

O rádio como amplificador de informações sobre os direitos e deveres do consumidor

16 Agosto 2018

“Direito do Consumidor”, que alcançou seis edições, tinha como tema central problemas que originam-se das relações entre comprador e vendedor, assim como contratado e contratante. Situações problemáticas que são comumente experimentadas nos dias de hoje. O programa de rádio vem justamente com esta finalidade: informar e...

Podcast destaca alunos da UFOP ligados a produção ciêntífica

16 Agosto 2018

No ar pela primeira vez no ano de 2009, os podcasts “Prata da Casa” demonstra exemplos de alunos da UFOP que se destacaram no meio acadêmico. O programa possui poucos episódios de média duração, cerca de sete minutos, realizados no formato de entrevistas, no qual o entrevistado relata a experiência acadêmica pela qual se...