skip to content

Questões psiquiátricas são temas de programa na Rádio UFOP

"Abertamente" foi produzido pelo professor e psiquiatra Ricardo Moebus, do curso de Medicina da UFOP.  Inicialmente são 5 produtos de curta duração que discutem a importância do paciente diagnosticado com transtornos mentais. O pesquisador explica que a psiquiatria se desenvolveu no século 19, até meados do século 20, com o conceito de Parque Hospitalar Manicomial. “Eram grandes hospitais que se propunham a tratar os portadores de transtornos mentais, mas que em geral criavam mais isolamento social, ou até encarceramento do que real tratamento”.

Ainda no século 20, a partir da década 50, teve início intenso movimento social abrangendo inúmeros países questionando os métodos psiquiátricos. A proposta era que os tratamentos fossem mais humanos, mais democráticos, mais cuidadosos, e preferencialmente abertos. “Buscou-se a invenção de novos serviços que pudessem superar e substituir os antigos hospitais psiquiátricos, constituindo preferencialmente uma rede de cuidados funcionando de forma integrada à vida social,” destaca o psiquiatra.

Ele explica que, em diálogo com este novo conceito de tratamento, surge a proposta de uma programa radiofônico, que foi selecionada pela Rádio UFOP por meio do edital 01/2017. No final do primeiro semestre, a ideia foi submetida e aprovada na Pró-reitoria de Extensão da UFOP e contará com a participação de uma estudante bolsista.

Ricardo Moebus destaca que novas produções serão lançadas nos próximos meses e que o público poderá participar enviando perguntas para  o e-mail: ufopabertamente@gmail.com. Os nomes não são citados no programa de rádio. Confira na guia Podcast. 

Redação: Gláucio Santos