skip to content

PodCast Rádio Ciência - Tijolos sustentáveis com rejeitos de minério

Prof.Guilherme Jorge e o repórter Alex Sander

O que fazer com a grande quantidade de resíduos que sobra a partir da prática da mineração? Este é o tema do PodCast Rádio Ciência que recebeu nesta sexta-feira (23/05) nos estúdios da Rádio UFOP Educativa, o Professor Dr. Guilherme Jorge. Em conversa com o repórter Alex Sander, o pesquisador falou sobre o projeto "Tijolos sustentáveis produzidos com lama de barragem de minério de ferro". 

“O nosso grupo, há quinze anos, já vem trabalhando no sentido de aproveitar esses resíduos da mineração em vários produtos hoje consumidos na construção civil, dentre eles o tijolo,  que nós chamamos de tijolo sustentável e estamos tendo bons resultados”, explica o professor. 

Guilherme Jorge atua no grupo de pesquisa Reciclos da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto e abordou também questões relacionadas aos impactos, os benefícios, os riscos e a reutilização de materiais no campo da mineração.

Ouça o episódio na guia PodCast Rádio Ciência. Você confere novos episódios às segundas-feiras, a partir das 8h, aqui no site. 

Roteiro e Reportagem: Alex Sander / Edição e sonoplastia: Simei Gonderim / Fotografia: Pedro Almeida / Supervisão de radiojornalismo: Gláucio Santos 
Alex Sander e Pedro Almeida são estudantes do curso de Jornalismo da UFOP e atuam como bolsistas nos processos formativos da emissora.