Podcast destaca alunos da UFOP ligados a produção ciêntífica

No ar pela primeira vez no ano de 2009, os podcasts “Prata da Casa” demonstra exemplos de alunos da UFOP que se destacaram no meio acadêmico. O programa possui poucos episódios de média duração, cerca de sete minutos, realizados no formato de entrevistas, no qual o entrevistado relata a experiência acadêmica pela qual se destacou.

Um dos programas conta com a participação de Rodrigo Ferreira Fina, aluno do curso de graduação em engenharia de minas o qual desenvolveu pesquisas sobre minério de ferro na China e o “projeto Itacolomito” e, juntamente com os alunos Biano Batista, Diogo Prata e Mateus Soares, com apoio da PROEX e da Fundação Gorceix, apresentaram suas pesquisas no 21° Congresso e Exposição Internacional de Mineração da Turquia. O congresso possui significativa relevância para a área da mineração, reunindo grandes expoentes para o tema. O congresso não possuía alunos de graduação em sua composição, apenas os alunos da UFOP apresentando seus projetos no congresso. Rodrigo reconhece a importância das produções acadêmicas e de levar o nome da universidade para o campo internacional.

Ademais, o programa se faz importante para que toda a comunidade conheça as produções científicas desenvolvidas no âmbito da universidade, que também contribui para o desenvolvimento da sociedade ao seu redor por meio das pesquisas e projetos realizados no meio universitário. Ao demonstrar destaques no meio universitário, o programa inspira outros jovens graduandos a aprimorarem suas pesquisas e projetos. Confira na guia Podcast.

Redação: Mariana Marihá