skip to content

O rádio como amplificador de informações sobre os direitos e deveres do consumidor

“Direito do Consumidor”, que alcançou seis edições, tinha como tema central problemas que originam-se das relações entre comprador e vendedor, assim como contratado e contratante. Situações problemáticas que são comumente experimentadas nos dias de hoje. O programa de rádio vem justamente com esta finalidade: informar e conscientizar a população de Ouro Preto e Região sobre como se portar diante de situações e problemas com a compra de pacotes de viagem, consumação mínima em bares, contas bancária, entre outros.

Inicialmente, a equipe do projeto participava de entrevistas ao vivo num programa de formato jornalístico tradicional, e que com o tempo foi remodelado passando a ser gravado no formato de Podcast. O professor Felipe Comarela, especialista em Direito Civil, coordenava alunos do curso de Direito que faziam parte do Projeto de Extensão Direito do Consumidor, como Lívia Castro, Lívia Alves, Sérgio Araújo, Melissa Trindade e Gabriella Visciglia, do curso de Jornalismo e bolsista da Rádio UFOP 106.3 FM.

Tanto nas participações ao vivo e produções gravadas, os estudantes levantaram as dúvidas apresentadas pela população de Ouro Preto ou comunidade acadêmica por meio da página do projeto. Após elaborar o texto, seguiam para a sede da emissora para receber orientações sobre  a adequação à linguagem radiofônica. A estudante Lívia Castro fala da sua participação no programa: “A experiência foi muito positiva, pois além de escrever, gravei alguns programas e dei entrevistas ao vivo, que me ajudaram muito a falar em público e trabalhar sobre pressão. [...]a rádio é uma maneira de abordar a todos. Pois diversos públicos escutam a rádio. Vai muito além da comunidade acadêmica, a comunidade ouropretana também.”

Felipe Comarela destaca que “a Rádio UFOP FM é uma ferramenta valiosa na divulgação de conteúdo educativo e informativo. Com isso, criando um conteúdo abrangente que atinge pessoas que às vezes não dispõem de acesso a redes sociais. Considerando que a comunidade não tem um acesso tão amplo como nós pensamos a internet. Confira na guia Podcast.

Redação: Vítor Maia 12/07/2017