skip to content

Histórias, curiosidades e tradição na série Carnafolia

A série “Carnafolia” apresenta  a história, as curiosidades e a tradição presentes no carnaval brasileiro. O primeiro capítulo retrata o trio elétrico, que teve sua origem em Salvador em 1950. Ícone do carnaval brasileiro, consiste em caminhões adaptados com aparelhos de som para apresentar músicas ao vivo.

As marchinhas alegram as festas do carnaval há mais de um século. A partir da composição de Chiquinha Gonzaga, “Ô abre alas”, as marchas tomaram conta do país, sobretudo nas décadas de 1920 e 1960.

Outro grande fenômeno da festa cultural em diversas cidades do país é o Zé Pereira. Acredita-se que o Zé Pereira tenha sido trazido de Portugal por um sapateiro, José Nogueira de Azevedo Paredes, que no período do carnaval saia pela rua pulando e cantando com seus instrumentos de percussão. Posteriormente, o conceito do Zé Pereira foi adaptada a uma peça, trazendo modelo de desfile atual.

No quarto capítulo da série o destaque é o samba-enredo, sua origem no carnaval do Rio de Janeiro, seus principais nomes e as composições que marcaram épocas. O último capítulo fala sobre o Frevo, um dos compassos mais conhecidos do Carnaval, surgido no final do século XIX. O frevo é um tipo de marchinha mais acelerada e recebeu esse nome porque fazia parecer que debaixo dos pés das pessoas havia água fervendo, causando agitação. Seus passos tiveram origem nos movimentos da capoeira.

A produção é composta por cinco capítulos, com média de 14 a 23 minutos cada. Foi idealizada pelos radialistas Danilo Nonato e Luanara Carvalho, produzida em 2012 pela Central de Comunicação Público-Educativa, por meio da Rádio UFOP Educativa 106.3 FM, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).Confira na guia Podcast. 

Matheus Bernardes - Redação 14/11/2017