skip to content

FEOP e UFOP: programação colaborativa e diversificada

Neste 23 de outubro, a Rádio UFOP Educativa 106.3 FM estreia uma nova programação. Entram na grade produções realizadas pela equipe da emissora, com a participação de professores, técnicos-administrativos e estudantes da UFOP e, ainda, programas de emissoras parceiras. Também voltam ao ar programas que fizeram sucesso com os ouvintes. As temáticas são diversas, como educação, esportes, turismo, cultura e jornalismo. E, no dial ou nos dispositivos digitais, não pode faltar esse ingrediente que é tão importante quanto os outros: muita música. 

PRODUÇÃO LOCAL

Uma das grandes novidades na programação é o retorno da produção local, com música e programetes educativos na faixa entre 20h e 7h. Nesse período, anteriormente, a emissora estava em cadeia com a Rádio Senado, que passa a ocupar agora apenas o horário entre 7h e 9h, com o Conexão Senado, um giro de notícias nas principais regiões do país. A partir das 9h30, entra no ar a Rádio França Internacional, que apresenta ao ouvinte um olhar externo sobre os principais acontecimentos no Brasil.

Entre 9h30 e 12h, a programação local é comandada pelo radialista Danilo Nonato, com o Café Brasil, que toca os clássicos da música brasileira. Em seguida, até as 14h, a Rádio UFOP oferece ao ouvinte o "Standard. O mais puro som do FM", um passeio musical entre os diferentes estilos da música internacional. A seleção refinada é feita pelo ouvido atento de Simei Gonderim que responde pelas atividades de captação de áudio, edição e sonoplastia da emissora. 

COMUNIDADE ACADÊMICA

Das 14h às 15h, o horário é comandado por professores da UFOP, com programas que abordam informações relacionadas a ensino, pesquisa e extensão em diálogo com a comunidade. A exceção está na quinta-feira, com o Papo de Quinta, com o radialista e estudante de Educação Física, Rômulo Ferreira, que também comanda a faixa das 15h às 17h, com o Giramundo. O primeiro programa é aberto a entrevistas e notícias relacionadas aos cenários regional, estadual, nacional e internacional. No segundo, esse ingrediente também está presente e, além disso, a produção se propõe a apresentar ao ouvinte as principais canções tocadas em diferentes países.

                                  Programação lançada no mês de Outubro de 2017

RÁDIOS PARCEIRAS

Da produção local, passa-se para os conteúdos educativos de emissoras públicas e parceiras, entre 17h e 20h. Destacam-se a Rádio Cultura, de São Paulo, Rádio UFMG Educativa e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A exceção está na sexta-feira, com o retorno à grade dos programas 33 RPM, com Júlio Harmendani, e Shiva Om, com Arnaldo Almeida - ambos técnicos-administrativos aposentados da UFOP. 

Na janela entre 20h e 7h, não há locuções, e a programação é essencialmente musical e informativa com programas de curta duração (programetes) elaborados por professores, estudantes da Universidade Federal de Ouro Preto e funcionários da Rádio UFOP. Essa mesma programação é executada aos sábados e domingos. São 15 produtos diferentes e cada um deles possui em média 10 episódios, com duração de até 3 minutos: Abertamente, Alô Pediatria, Conservação no Ar, Direito do Consumidor, Drops de Saúde, Infonutri, Mais Saúde, Mãos à Obra, Marteladas Geológicas, Memória da Ciência e Técnica, Memória, Minha Experiência com o Rádio, Minuto Astronômico, Prata da Casa, Sétima Arte e Suas Projeções e Sintonia Ambiental. 

JORNALISMO

Atualmente, o núcleo de jornalismo da emissora se dedica ao projeto Memória Rádio UFOP e ao apoio aos representantes da comunidade acadêmica na produção de seus programas. Na primeira atividade, são realizadas ações de inventário e divulgação de informações sobre a Educativa. Entre os produtos, estão as 41 pílulas "Memória, minha experiência com o rádio", o blog do Projeto Memória Rádio UFOP, com os textos produzidos sobre os parceiros e as produções educativas, e o Memória em Fotos, com as imagens que narram parte da história deste veículo de comunicação. 

Em relação aos professores, técnicos-administrativos e estudantes, os textos acadêmicos recebem contribuições na elaboração de pautas e no processo de revisão para que a divulgação acadêmico-científica se respalde pela linguagem radiofônica e tenha mais diálogo com a comunidade regional. Outra atividade da equipe de jornalismo é a produção colaborativa do programa "Pensar a Educação, Pensar o Brasil", veiculado ao vivo na UFMG Educativa às segundas-feiras (20h) e transmitido na terça, às 17h, na Rádio UFOP, e as participações nas emissoras da EBC, com informações relacionadas a Ouro Preto e região. 

EQUIPE

O corpo técnico da emissora é composto por Danilo Nonato, Gláucio Santos (jornalista), Rômulo Ferreira e Simei Gonderim, da Fundação Educativa de Rádio e TV Ouro Preto (FEOP). As atividades têm a contribuição de estudantes bolsistas dos cursos de Jornalismo, Museologia e Engenharia Metalúrgica, que buscam na emissora um espaço para aprendizado, prática e socialização dos conhecimentos construídos na Universidade.

Redação: Gláucio Santos

Últimas notícias

Suspensão de atividades na Rádio UFOP Educativa

1 Novembro 2018

Devido a situação administrativa e contábil da Fundação de Rádio e TV de Ouro Preto o seu Conselho Curador decidiu pela suspensão das atividades da FEOP para que sejam tomadas as providências devidas. Desta forma, a execução de seus projetos e convênios também está temporariamente suspensa. O Conselho Curador da Fundação...

FEOP inaugura HUB de inovação em Ouro Preto

24 Outubro 2018

A FEOP inaugurou, no dia 28 de setembro, o projeto de instalação de um HUB de Inovação nas cidades de Ouro Preto, Ouro Branco, João Monlevade e Congonhas. O HUB é um espaço com várias atividades, cursos de inovação, apoio a startups, criação e elaboração de modelos de negócios, divulgação científica, palestras e outros. O...

Mutatis Mutandis: Ciência e Rádio em um proceso colaborativo

19 Outubro 2018

“Mutatis Mutandis: a procura do saber” é um programa produzido pela equipe da Rádio UFOP Educativa, composta por estudantes bolsistas, técnicos-administrativos, professores e gestores. Juntamente com a TV UFOP, o programa tem o intuito de atingir toda a região ouropretana e busca expandir e coletivizar o conhecimento...