Cultura Inconfidente

“Cultura Inconfidente” é uma série produzida a partir do Cine Festival Inconfidentes, projeto aprovado pela PROEX. A ação cultural realizada em 2010, idealizada pelo professor do departamento de Jornalismo da UFOP Adriano Medeiros, conta com a participação de docentes, técnicos, alunos e parceiros. Os episódios trazem um panorama artístico regional, com foco nas cidades de Mariana, Ouro Preto e o distrito Passagem de Mariana.

Na terceira edição, o Cine homenageou o diretor Helvécio Ratton, que tem filmes consagrados como “Menino Maluquinho” e “Batismo de Sangue”. As atividades e apresentações do festival tem o objetivo de expandir o espaço de diálogo entre o público e realizadores de filmes nacionais, divulgando as novas produções de cinema e vídeo do país. A série demonstra como a programação gratuita e aberta à comunidade tornou-se uma opção cultural para as cidades que sediaram o evento, a partir de exibições de filmes, debates, palestras, oficinas e apresentações artísticas e ao final dos episódios, é apresentado uma agenda cultural da região.

A série “Cultura Inconfidente” é composta por oito capítulos, com média de 20 minutos cada, foi idealizada e produzida em 2013 pela Central de Comunicação Público-educativa, por meio da Rádio UFOP Educativa 106.3 FM, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Confira na guia Podcast.

Redação: Matheus Bernardes 24/05/2018