Ataíde, o Mestre

“Ataíde, o Mestre” é uma série sobre a vida e a obra de Manoel da Costa Athayde, um dos ícones do barroco brasileiro Nascido em Mariana em 1762, Athayde influenciou os artistas contemporâneos a ele, cativando inúmeros discípulos. A série trata das suas referências e área de atuação, apresentando as principais obras produzidas e coordenadas.

Seus principais mercados consumidores eram as irmandades, com finalidade de culto religioso. Muitas dessas irmandades religiosas contavam com a participação do próprio Mestre, ocasionando doações e trocas em relação as suas obras e serviços.

No primeiro capítulo, os comentários da professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Adalgisa Arantes Campos e do Diretor da Associação dos Guias de Turismo da Cidade de Mariana, Geraldo Magela, contribuem para a constituição de um cenário que expõe as origens do artista e seu contexto de Nascimento. A série salienta que o Mestre era, como era dito na época, “homem branco e livre”, extremamente  religioso. Esse fato foi fundamental para definir o direcionamento de suas obras.

Ele obteve reconhecimento ainda em vida, inclusive com o título de mestre. Apresentava também habilidades em outras áreas como fazer cartas geográficas e pinturas perspectivas, deixando uma série de documentos na câmara que o categoriza como mestre e desenhador de plantas cartográficas. Aos 64 anos, no dia 3 de fevereiro de 1830, ele morreu  com “Ataque de Peito”, como descrito no seu atestado de óbito. Foi sepultado na Igreja São Francisco de Assis em sua cidade natal.

A série “Athayde, o Mestre” é composta por cinco capítulos, com média de 6 minutos cada, foi idealizada e produzida em 2012 pela Central de Comunicação Público-educativa, por meio da Rádio UFOP Educativa 106.3 FM, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Confira na guia Podcast.

Redação: Matheus Bernardes 09/02/18