skip to content

"Alô, Pediatria" e os cuidados com os bebês

Orientações sobre os cuidados com os recém-nascidos é a proposta da primeira temporada do programa de rádio “Alô, Pediatria!”. Em 11 episódios, a produção apresenta temas relacionados a aleitamento materno, regurgitação (golfada após mamada), cólica, doação de leite, entre outros. 

Os programas de curta duração são apresentados no formato de diálogo pelos estudantes de Medicina da UFOP, Breno Faria, Gabriel Pessoa, Kamylla Versiani, Maria Eliza Romeros e Maria Teresa Sol, que interpretam pais e mães em busca de orientações para cuidar de seus filhos recém-nascidos em consultórios médicos. 

A proposta foi selecionada no edital 01/2017, aberto pela Rádio UFOP no início do ano, para a seleção de colaboradores da Instituição para a produção de conteúdo público e educativo. Durante a produção dos programas, a equipe da emissora colaborou com a concepção do projeto de rádio, com orientações sobre o texto radiofônico, produção de vinhetas, captação de áudio, edição e sonoplastia. Algumas das atividades foram realizadas na sede da emissora e outras na internet, por meio da plataforma Google Drive, que permite a construção colaborativa de textos. 

Para Breno Faria, a produção de conteúdos na UFOP Educativa permitiu uma visão mais simples de como passar informações técnicas para os pacientes: “Foi uma atividade totalmente inusitada, que fugiu muito dos padrões acadêmicos, e contribuiu muito para o currículo de cada um, porque a gente usa muito a linguagem médica nos atendimentos. Quando a gente produz através da linguagem radiofônica, nós percebemos o quão difícil é passar informações técnicas em uma linguagem de acesso fácil para todo mundo”, relata Breno.  

A idealizadora do projeto de extensão e do programa de rádio, professora Aline Joice Nicolato, destaca a sua expectativa com o conteúdo produzido pela equipe: “É uma possibilidade de expandirmos as informações relevantes que temos e que são dadas aos pacientes dentro do consultório. Essa é uma forma mais ampla de podermos abarcar mais pessoas e, assim, possibilitar um maior acesso à informação”. O Alô Pediatria! é resultado do projeto de extensão "Saúde no Ar: informação em saúde pelas ondas do rádio". 

Depois dos recém-nascidos, Alô, Pediatria! deverá voltar à produção com orientações para outras faixas etárias, incluindo também o público infanto-juvenil, no segundo semestre acadêmico de 2017 da UFOP. 

 

Programa “Alô, Pediatria!”



Programa 01 - Aleitamento Materno- Importância e benefícios
Programa 02 - Aleitamento Materno- Tempo de mamada
Programa 03 - Cólica do Recém Nascido
Programa 04 - Doação Leite Materno
Programa 05 - Imunização e Triagem Neonatal
Programa 06 - Primeiros cuidados com recém nascido - Banho
Programa 07 - Primeiros cuidados com recém nascido - Sono
Programa 08 - Primeiros cuidados com recém nascido - Umbigo
Programa 09 - Regurgitação - Golfada após Mamada
Programa 10 - Retirada e Armazenamento de Leite Materno
Programa 11 - Técnica de Mamada
Memória - Minha experiência com o rádio - Aline Nicolato - Alô, Pediatria!
Memória - Minha experiência com o rádio - Breno Farias - Alô, Pediatria!
 
Ficha técnica “Alô, Pediatria!” 
Redação e apresentação: Breno Faria, Gabriel Pessoa, Kamylla Versiani, Maria Eliza Romeros e Maria Teresa Sol. 
Captação de áudio e edição: João Lucas Palma/Rômulo Ferreira 
Sonoplastia: Simei Gonderim 
Direção de produção de rádio: Danilo Nonato e Gláucio Santos 
Produção: Projeto de Extensão Saúde no Ar: informação em saúde pelas ondas do rádio 
Coordenação geral: Professora Aline Joice Nicolato 
Realização: Central de Comunicação Público-Educativa - Rádio UFOP 106.3 FM 
Universidade Federal de Ouro Preto e Fundação Educativa de Rádio e TV Ouro Preto

Últimas notícias

Suspensão de atividades na Rádio UFOP Educativa

1 Novembro 2018

Devido a situação administrativa e contábil da Fundação de Rádio e TV de Ouro Preto o seu Conselho Curador decidiu pela suspensão das atividades da FEOP para que sejam tomadas as providências devidas. Desta forma, a execução de seus projetos e convênios também está temporariamente suspensa. O Conselho Curador da Fundação...

FEOP inaugura HUB de inovação em Ouro Preto

24 Outubro 2018

A FEOP inaugurou, no dia 28 de setembro, o projeto de instalação de um HUB de Inovação nas cidades de Ouro Preto, Ouro Branco, João Monlevade e Congonhas. O HUB é um espaço com várias atividades, cursos de inovação, apoio a startups, criação e elaboração de modelos de negócios, divulgação científica, palestras e outros. O...

Mutatis Mutandis: Ciência e Rádio em um proceso colaborativo

19 Outubro 2018

“Mutatis Mutandis: a procura do saber” é um programa produzido pela equipe da Rádio UFOP Educativa, composta por estudantes bolsistas, técnicos-administrativos, professores e gestores. Juntamente com a TV UFOP, o programa tem o intuito de atingir toda a região ouropretana e busca expandir e coletivizar o conhecimento...