skip to content

"Alô, Pediatria" e os cuidados com os bebês

Orientações sobre os cuidados com os recém-nascidos é a proposta da primeira temporada do programa de rádio “Alô, Pediatria!”. Em 11 episódios, a produção apresenta temas relacionados a aleitamento materno, regurgitação (golfada após mamada), cólica, doação de leite, entre outros. 

Os programas de curta duração são apresentados no formato de diálogo pelos estudantes de Medicina da UFOP, Breno Faria, Gabriel Pessoa, Kamylla Versiani, Maria Eliza Romeros e Maria Teresa Sol, que interpretam pais e mães em busca de orientações para cuidar de seus filhos recém-nascidos em consultórios médicos. 

A proposta foi selecionada no edital 01/2017, aberto pela Rádio UFOP no início do ano, para a seleção de colaboradores da Instituição para a produção de conteúdo público e educativo. Durante a produção dos programas, a equipe da emissora colaborou com a concepção do projeto de rádio, com orientações sobre o texto radiofônico, produção de vinhetas, captação de áudio, edição e sonoplastia. Algumas das atividades foram realizadas na sede da emissora e outras na internet, por meio da plataforma Google Drive, que permite a construção colaborativa de textos. 

Para Breno Faria, a produção de conteúdos na UFOP Educativa permitiu uma visão mais simples de como passar informações técnicas para os pacientes: “Foi uma atividade totalmente inusitada, que fugiu muito dos padrões acadêmicos, e contribuiu muito para o currículo de cada um, porque a gente usa muito a linguagem médica nos atendimentos. Quando a gente produz através da linguagem radiofônica, nós percebemos o quão difícil é passar informações técnicas em uma linguagem de acesso fácil para todo mundo”, relata Breno.  

A idealizadora do projeto de extensão e do programa de rádio, professora Aline Joice Nicolato, destaca a sua expectativa com o conteúdo produzido pela equipe: “É uma possibilidade de expandirmos as informações relevantes que temos e que são dadas aos pacientes dentro do consultório. Essa é uma forma mais ampla de podermos abarcar mais pessoas e, assim, possibilitar um maior acesso à informação”. O Alô Pediatria! é resultado do projeto de extensão "Saúde no Ar: informação em saúde pelas ondas do rádio". 

Depois dos recém-nascidos, Alô, Pediatria! deverá voltar à produção com orientações para outras faixas etárias, incluindo também o público infanto-juvenil, no segundo semestre acadêmico de 2017 da UFOP. 

 

Programa “Alô, Pediatria!”



Programa 01 - Aleitamento Materno- Importância e benefícios
Programa 02 - Aleitamento Materno- Tempo de mamada
Programa 03 - Cólica do Recém Nascido
Programa 04 - Doação Leite Materno
Programa 05 - Imunização e Triagem Neonatal
Programa 06 - Primeiros cuidados com recém nascido - Banho
Programa 07 - Primeiros cuidados com recém nascido - Sono
Programa 08 - Primeiros cuidados com recém nascido - Umbigo
Programa 09 - Regurgitação - Golfada após Mamada
Programa 10 - Retirada e Armazenamento de Leite Materno
Programa 11 - Técnica de Mamada
Memória - Minha experiência com o rádio - Aline Nicolato - Alô, Pediatria!
Memória - Minha experiência com o rádio - Breno Farias - Alô, Pediatria!
 
Ficha técnica “Alô, Pediatria!” 
Redação e apresentação: Breno Faria, Gabriel Pessoa, Kamylla Versiani, Maria Eliza Romeros e Maria Teresa Sol. 
Captação de áudio e edição: João Lucas Palma/Rômulo Ferreira 
Sonoplastia: Simei Gonderim 
Direção de produção de rádio: Danilo Nonato e Gláucio Santos 
Produção: Projeto de Extensão Saúde no Ar: informação em saúde pelas ondas do rádio 
Coordenação geral: Professora Aline Joice Nicolato 
Realização: Central de Comunicação Público-Educativa - Rádio UFOP 106.3 FM 
Universidade Federal de Ouro Preto e Fundação Educativa de Rádio e TV Ouro Preto

Últimas notícias

O rádio como amplificador de informações sobre os direitos e deveres do consumidor

16 Agosto 2018

“Direito do Consumidor”, que alcançou seis edições, tinha como tema central problemas que originam-se das relações entre comprador e vendedor, assim como contratado e contratante. Situações problemáticas que são comumente experimentadas nos dias de hoje. O programa de rádio vem justamente com esta finalidade: informar e...

Podcast destaca alunos da UFOP ligados a produção ciêntífica

16 Agosto 2018

No ar pela primeira vez no ano de 2009, os podcasts “Prata da Casa” demonstra exemplos de alunos da UFOP que se destacaram no meio acadêmico. O programa possui poucos episódios de média duração, cerca de sete minutos, realizados no formato de entrevistas, no qual o entrevistado relata a experiência acadêmica pela qual se...

Questões psiquiátricas são temas de programa na Rádio UFOP

15 Agosto 2018

"Abertamente" foi produzido pelo professor e psiquiatra Ricardo Moebus, do curso de Medicina da UFOP. Inicialmente são 5 produtos de curta duração que discutem a importância do paciente diagnosticado com transtornos mentais. O pesquisador explica que a psiquiatria se desenvolveu no século 19, até meados do século 20, com o...