skip to content

PodCast Diálogos com a Educação - Antirracismo, práticas discriminatórias e espaço escolar

Luana Tolentino_Foto: Gláucio Santos

“Hoje uma senhora me parou na rua e perguntou se eu fazia faxina. Altiva e segura, respondi: - Não. Faço mestrado. Sou professora". Este é um fragmento do texto escrito pela historiadora, Luana Tolentino, professora substituta no Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto. O fato ocorreu em Belo Horizonte, em 2017, quando a docente se dirigia para uma escola onde trabalhava.

No Podcast Diálogos com a Educação, a pesquisadora fala sobre diversos temas, como práticas discriminatórias, a negação do racismo, a lei 10.639/2003 (que obriga o ensino da história e da cultura afro-brasileira), além de problematizar questões relacionadas ao vitimismo e ao racismo reverso. 

"Há uma recusa, há uma má vontade de se compreender o que está sendo colocado. Há uma negação do racismo no país. Então, por isso que para algumas pessoas, o negro recusar, refutar esse lugar de discriminação de violência é visto como vitimismo.

Por que nós que vivemos também sob o signo da democracia racial, as pessoas acreditam piamente que vivemos num paraíso racial, e se negam a acreditar que o racismo se dá cotidianamente.

Então uma prática racista não é só chamar o outro de macaco. Não é isso.

São estes mecanismos de impedir a circulação, de negação, este olhar de desconfiança. Tudo isso é parte das práticas discriminatórias, das práticas racistas".

Luana Toletino reflete sobre o papel da escola pública para a desconstrução do racismo, questiona o racismo estrutural na sociedade, inclusive dentro da Universidade, e comenta sobre os olhares de inferiorização em relação as pessoas negras. Nestes contextos, a historiadora alerta sobre a baixa existência de docentes negras e que, embora existam muitas mulheres afrobrasileiras atuando profissionalmente na UFOP, a maioria trabalha em atividades relacionadas a serviços gerais, na cantina e na cozinha. A pesquisadora reforça que o Brasil é um “país extremamente racista” e questiona, a partir de seus estudos, o fato de a própria Universidade ter menos de uma dúzia de professoras negras dentre os 1.100 docentes.

A historiadora trabalhou durante dez anos na educação básica e atualmente é professora de futuros profissionais da educação. Luana Toletino é autora do livro “Outra Educação é Possível - feminismo, antirracismo e inclusão em sala de aula”.

Ouça:


Roteiro e Produção: Gabriela Morais e Gláucio Santos / Reportagem, Fotografia, Redação e Supervisão de jornalismo: Gláucio Santos / Supervisão de Captação de Áudio, Edição e sonoplastia: Simei Gonderim / Gabriela Morais é estudante de Letras e atua como bolsista nos processos formativos da emissora. 

 

1ª Temporada

Ep 01. Estereótipos indígenas, formação de professoras e o espaço escolar - 17/05

Ep.02. Ações da UFOP com a escola pública  - 24/05

Ep.03Pibid, a formação de professoras e as escolas públicas - 31/05

Ep.04. Multiletramentos e as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação  - 07/06

EP.05. Antirracismo, práticas discriminatórias e o espaço escolar - 14/06 

Ep.06. Educação de Jovens e Adultos, formação continuada e as questões étnico-raciais - 21/06

Ep.07. Reinado do Alto da Cruz, Chico Rei e as escolas de Ouro Preto - 28/06

Ep.08. Práticas educativas dos avós cuidadores dos netos - 05/07

Ep.09. Educação do Campo - 12/07

Ep.10. Literatura Infantil - 19/07

2ª Temporada 

Ep.11. Tema - a partir de agosto

Últimas notícias

PodCast Rádio Ciência: Quem é essa menina?

7 Agosto 2019

No Podcast Rádio Ciência, a professora Karina Gomes Barbosa fala sobre a pesquisa "Quem é essa menina? Inventário de imagens, representações e afetos da infância no audiovisual". O estudo foi realizado em conjunto com bolsistas do curso de jornalismo no ano de 2016 e teve como objetivo investigar e evidenciar as marcas de...

PodCast Diálogos com a Educação: Educação do Campo

7 Agosto 2019

podcast_dialogos_educacao_educacao.do_.campo_.2019.mp3 A equipe do PodCast Diálogos com a Educação foi conhecer de perto uma escola que promove a educação do campo. A visita ocorreu no dia 31 de maio na cidade de São Joaquim de Bicas junto com uma excursão de estudantes da Universidade Federal de Ouro Preto. Roteiro...

Radiodocumentário Universidades Públicas do Brasil

5 Agosto 2019

O "Radiodocumentário - Universidades Federais do Brasil" é uma iniciativa dos estudantes dos cursos de Jornalismo, Farmácia, Letras e Pedagogia a partir da cobertura das manifestações ocorridas em 15 e 30 de maio e 14 de junho de 2019, nas cidades de Ouro Preto e Mariana. O trabalho aborda a importância das instituições...