skip to content

Sistema UFOP participa de projeto internacional de rádio sobre violência contra a mulher

A ONU declarou 25 de novembro como o Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher. O problema, reconhecido internacionalmente, ocorre também no Brasil. No nosso país, os casos de violência de gênero assustam. Dados do Banco Mundial indicam que mais de 500 mulheres sofrem algum tipo de violência a cada hora e uma é assassinada a cada duas horas no país. Durante a pandemia, esse cenário piorou.

Mobilizados por essa realidade, produtores de rádio universitária de diversos países integraram-se ao projeto “16 días y contando”, promovido pela Radio Internacional Universitaria (RIU) - Red de Redes, que conta com emissoras da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos e México. O projeto busca escutar histórias e refletir sobre o problema.

A Rádio UFOP Educativa (Universidade Federal de Ouro Preto) participa da ação ao lado do projeto Áudio ITZ (Universidade Federal do Maranhão - campus Imperatriz), representando também a Rede RUBRA. A ação “16 días y contando” é coordenada pela Concepto Radial (Tecnológico de Monterrey Campus Ciudad de México). São 16 pílulas sonoras, com 16 sotaques e origens, transmitidas por emissoras universitárias entre 25 de novembro e 10 de dezembro.

No episódio produzido pelas docentes da UFOP, Debora Cristina Lopez, e da UFMA, Izani Mustafá, você conhece a história de Alice (nome fictício) e sente o impacto da violência de gênero na vida da mulher.

Você confere as produções diretamente no site Conjor - Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo.

Últimas notícias

Reportagem: Estudo de Segurança Alimentar e Nutricional na Pandemia da COVID-19

19 Abril 2021

Dura n te a pandemia da covid-19, os alunos da rede pública de ensino de Ouro Preto e Mariana receberam kits de alimentação para complementar as refeições das famílias. A distribuição seguiu as diretrizes da Lei nº 11.947 de 16 de junho de 2009. Ela permite, em caráter emergencial, que o Governo Federal destine recursos do...

Entrevista: consumidoras e o futuro da televisão - Bibiana Stohler

25 Março 2021

Consumo contemporâneo televisivo, a nova geração de consumidoras e o futuro da Televisão são temas abordados no livro da escritora Bibiana Stohler. O mais novo trabalho é intitulado de "Mulheres e Práticas de Consumo: Éthos e mediação de programas Televisivos", lançado pela Editora Appris. Questões sobre as mulheres...