Rádio UFOP entre os vencedores do Prêmio Rubra

O Sistema UFOP de Rádio conquistou o 2°lugar no I Prêmio Rubra de Rádio Universitário, na categoria Divulgação Científica, com o Podcast "O coronavirus, chegou, e agora? O que as crianças querem saber?". O resultado foi divulgado pela organização no início da noite do dia 2 de novembro e a equipe responsável pela realização da produção vai participar da sessão de premiação virtual no dia 07 de dezembro, às 17 horas. A Rubra é uma Associação das Rádios Universitárias do Brasil, que reúne emissoras universitárias e educativas do país, sejam hertzianas ou webrádios.

O podcast buscou colher dúvidas de estudantes matriculados na Educação Infantil, Anos Iniciais (1º ao 5º ano) ou Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º) da rede pública de ensino, sem deixar de considerar as crianças que estudavam na rede privada. A equipe de produção do podcast foi composta pela médica-pediatra, Cibelle Ferreira Louzada, o jornalista Gláucio Santos, e o técnico de áudio, Simei Gonderim, que se articularam para ouvir as dúvidas de crianças sobre a pandemia da Covid-19. As perguntas foram captadas por WhatsApp e após selecionadas foram encaminhadas para a médica, que é professora na Escola de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto. Ouça um dos episódios.

Em seguida o material passou pelos trabalhos de edição e sonoplastia e, posteriormente, para a difusão na internet e na antena. O processo de produção foi feito de forma remota em razão da pandemia e contou com a participação de colaboradores, dentre eles os pais das crianças e professores da rede municipal da cidade de Mariana. Os profissionais do rádio envolvidos na produção atuam na Associação Comunicativa Roquette Pinto (ACERP) e são professores com experiências na docência na Educação Básica da rede pública de ensino. Junto com outros colaboradores do Sistema UFOP de Rádio (106.3 FM e 105.3 FM), eles têm buscado construir pontos de diálogo com o espaço escolar por meio das produções sonoras, conforme preconiza o Projeto Acadêmico da Coordenadoria de Comunicação Institucional da Universidade Federal de Ouro Preto, por meio da Central de Comunicação Público-educativa.

No ano de 2009, a Rádio UFOP Educativa foi vencedora em outra premiação: o Prêmio Roquette Pinto: da literatura Machadiana para as frequências do rádio, com a série “Pequenas Histórias Machadianas”. O concurso foi realizado pela Arpub - Associação de Rádios Públicas do Brasil.