skip to content

Programa "Em dia com o Direito" estreia na Rádio UFOP

"Em Dia com o Direito" é o novo programa ao vivo da Rádio UFOP 106.3 FM, veiculado às sextas-feiras, às 14h, com a apresentação do professor Carlos Magno de Souza Paiva, do Departamento de Direito da Universidade Federal de Ouro Preto. Semanal, com duração de 60 minutos, o objetivo é abordar temas relevantes no âmbito jurídico, como direito do consumidor, contratos de aluguel, questões ligadas ao patrimônio cultural, dentre outros assuntos. "A primeira expectativa é levar para a comunidade externa os temas mais relevantes em termos jurídicos no contexto da cidade", explica Carlos Magno que pretende, ainda, elaborar artigo científico relatando e debatendo a experiência na produção de um programa de rádio. 

O programa surgiu a partir da participação do professor em um quadro do "Papo de Quinta", apresentado às 15h pelo radialista Rômulo Ferreira, da Rádio UFOP. Devido a necessidade de aprofundamento dos temas, o quadro de 20 minutos foi deslocado para as sextas-feiras, com 60 minutos de duração. A aproximação de Carlos Magno com a emissora se deu de forma mais efetiva no período em que esteve à frente da CAINT - Coordenadoria de Assuntos Internacionais da Universidade - no período entre janeiro de 2014 e fevereiro de 2017, quando eram produzidos spots educativos para intercâmbio de estudantes. 

Carlos Magno considera que "a rádio representa a melhor ferramenta de comunicação que uma universidade pode ter para levar o conhecimento produzido dentro dela para as comunidades que estão no entorno". O professor ressalta que a preparação para o programa permitiu "uma expertise de como funciona uma rádio", classificado pelo apresentador como "ganho de conhecimento sobre comunicação, sobre alcance [do rádio] e sobre diferentes formas de expor determinados conteúdos". O nome "Em Dia com o Direito" remete a um programa de rádio que o professor tinha quando lecionava na Universidade Federal de Viçosa. Com a sua vinda para a UFOP, alguns anos depois deu continuidade à proposta.

ESTRUTURA 

"Em Dia com o Direito" possui 3 blocos. Na abertura do programa, os participantes fazem uma discussão sobre o tema do dia, escolhido previamente pela equipe. Na estreia (14/07), os temas escolhidos foram poluição sonora, moradia estudantil e corrupção passiva. Os comentários são feitos pelas estudantes Isabela Cunha, mestranda do curso de Direito, e Rafaela Queiroz, graduanda do Jornalismo. No segundo quadro, intitulado de "Qual é a sua Dúvida?", a equipe esclarece perguntas dos moradores da cidade. E, no terceiro bloco, "Direito na Mídia" aborda questões retratadas com destaque na imprensa durante a semana. Os ouvintes podem participar enviando dúvidas ou sugestões para o e-mail diacomdireito@gmail.com ou ligar para o telefone 3559-1559. "Em Dia com o Direito" é um projeto de extensão do Departamento de Direito da UFOP. A produção pode ser acompanhada pela página www.radio.ufop.br ou pela Live da emissora no Facebook. O programa é uma iniciativa da Central de Comunicação Público-Educativa, por meio da Rádio UFOP, prevista no Projeto Acadêmico e de Desenvolvimento Institucional para o Sistema de Comunicação Integrada na UFOP - versão 2010 (Resolução CUNI n° 1079). 

 

MEMÓRIA -

Rádio UFOP No passado, a Rádio UFOP teve em sua grade um programa intitulado "Em Dia com o Direito". Documentos disponibilizados pelo técnico-administrativo da UFOP, Flávio Andrade, então diretor de projetos da Fundação Educativa de Rádio e TV Ouro Preto, trazem o registro de um programa com esse nome. O objetivo da produção era "abordar questões ligadas ao Direito", veiculado semanalmente às segundas-feiras, das 15h às 16h, "com responsabilidade do professor Nuno Santos Coelho, do Departamento de Direito". As informações estão na grade de programação fixa da emissora e, embora não conste data nesse documento específico, ele integra um conjunto de outros dados com referência ao ano de 2001. 

 

Memória, minha experiência com o rádio - Carlos Magno - Em Dia com o Direito

 

Ficha Técnica
Estreia: 14/07/2017
Apresentação: Professor Carlos Magno de Souza Paiva Pesquisa/Reportagem: Carlos Magno de Souza Paiva, Isabela Cunha, Rafaela de Queiroz
Trabalhos Técnicos: Rômulo Ferreira
Direção de rádio: Danilo Nonato e Gláucio Santos
Produção: Projeto de Extensão "Em Dia com o Direito"
Realização: Central de Comunicação Público-Educativa - Rádio UFOP 106.3 FM Universidade Federal de Ouro Preto
Redação: Larissa Lana