Sistema UFOP participa de projeto internacional de rádio sobre violência contra a mulher

A ONU declarou 25 de novembro como o Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher. O problema, reconhecido internacionalmente, ocorre também no Brasil. No nosso país, os casos de violência de gênero assustam. Dados do Banco Mundial indicam que mais de 500 mulheres sofrem algum tipo de violência a cada hora e uma é assassinada a cada duas horas no país. Durante a pandemia, esse cenário piorou.

Mobilizados por essa realidade, produtores de rádio universitária de diversos países integraram-se ao projeto “16 días y contando”, promovido pela Radio Internacional Universitaria (RIU) - Red de Redes, que conta com emissoras da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos e México. O projeto busca escutar histórias e refletir sobre o problema.

A Rádio UFOP Educativa (Universidade Federal de Ouro Preto) participa da ação ao lado do projeto Áudio ITZ (Universidade Federal do Maranhão - campus Imperatriz), representando também a Rede RUBRA. A ação “16 días y contando” é coordenada pela Concepto Radial (Tecnológico de Monterrey Campus Ciudad de México). São 16 pílulas sonoras, com 16 sotaques e origens, transmitidas por emissoras universitárias entre 25 de novembro e 10 de dezembro.

No episódio produzido pelas docentes da UFOP, Debora Cristina Lopez, e da UFMA, Izani Mustafá, você conhece a história de Alice (nome fictício) e sente o impacto da violência de gênero na vida da mulher.

Você confere as produções diretamente no site Conjor - Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo.