skip to content

Memória da Ciência e Técnica e Minuto Astronômico superam 200 programetes

Os programas de curta duração (programetes) do professor Gilson Nunes, do Departamento de Museologia, ultrapassaram, neste semestre, a marca de 200 produções na Rádio UFOP 106.3 fm. Nos arquivos da emissora foram contabilizados pelo menos 105 produtos do programa Memória da Ciência e Técnica e 116 dos programas Minuto Astronômico. Na contabilidade do professor, os números são um pouco mais robustos, com 140 unidades de cada programa. 

A diferença numérica ocorre em razão da perda de parte de memória da emissora numa época em que a produção não era digital e, em determinados momentos, as gravações eram feitas em fitas, apagando-se outros arquivos. Memória da Ciência e Técnica e Minuto Astronômico fazem parte, desde 2004, do Programa Integrado de Extensão para o Ensino e a Divulgação da Ciência (Pró-ciência), cadastrado na Pró-reitoria de Extensão da UFOP. 

Gilson Nunes é colaborador voluntário da emissora há muitos anos. “Em 2001, a gente propôs um programa de astronomia. A ideia era divulgar a astronomia enquanto ciência, chamar a atenção das pessoas para o céu, para os fenômenos astronômicos. E se as pessoas, naturalmente, tivessem interesse por conhecer um pouco mais da astronomia, era natural que elas fossem procurar o Observatório Astronômico da Escola de Minas, para fazer visitas de observação. Então era essa a ideia, divulgar ciência por meio da Rádio UFOP”. 

No início, o professor mantinha no ar também o programa Planetarium. A produção, que chegou a 10 episódios, era voltada para entrevistas com astrônomos. Infelizmente não há registro do material para disponibilização e consulta. 

A produção de programas radiofônicos por parte de integrantes da comunidade acadêmica é referenciada pelo Projeto Acadêmico e de Desenvolvimento Institucional para o Sistema de Comunicação Integrada na UFOP - versão 2010 (Resolução CUNI N° 1079), por meio da Central de Comunicação Público-Educativa/Rádio UFOP. Abaixo, seguem alguns dos programas Minuto Astronômico e Memória da Ciência e Técnica. Para baixá-los, basta clicar com o botão direito e salvá-los em seu dispositivo. 

Confira na guia Podcast os episódios dos programetes Minuto Astronômico e Memória da Ciência e Técnica.

Ficha Técnica 
Estreia: 2001 
Produção e Apresentação: professor Gilson Nunes 
Captação de áudio, edição e Sonoplastia: Simei Gonderim, Danilo Nonato e João Lucas Palma (2008-2017) 
Realização: Central de Comunicação Público-Educativa - Rádio UFOP 106.3 FM
Redação: Gláucio Santos 17.07.2017

"Memória - Minha experiência com o rádio - Gilson Nunes - Minuto Astronômico e Memória da Ciência e Técnica"

Últimas notícias

Suspensão de atividades na Rádio UFOP Educativa

1 Novembro 2018

Devido a situação administrativa e contábil da Fundação de Rádio e TV de Ouro Preto o seu Conselho Curador decidiu pela suspensão das atividades da FEOP para que sejam tomadas as providências devidas. Desta forma, a execução de seus projetos e convênios também está temporariamente suspensa. O Conselho Curador da Fundação...

FEOP inaugura HUB de inovação em Ouro Preto

24 Outubro 2018

A FEOP inaugurou, no dia 28 de setembro, o projeto de instalação de um HUB de Inovação nas cidades de Ouro Preto, Ouro Branco, João Monlevade e Congonhas. O HUB é um espaço com várias atividades, cursos de inovação, apoio a startups, criação e elaboração de modelos de negócios, divulgação científica, palestras e outros. O...

Mutatis Mutandis: Ciência e Rádio em um proceso colaborativo

19 Outubro 2018

“Mutatis Mutandis: a procura do saber” é um programa produzido pela equipe da Rádio UFOP Educativa, composta por estudantes bolsistas, técnicos-administrativos, professores e gestores. Juntamente com a TV UFOP, o programa tem o intuito de atingir toda a região ouropretana e busca expandir e coletivizar o conhecimento...