Rádio UFOP inicia série de atividades de valorização dos Povos Indígenas

Entrou no ar dia 6 de agosto, na Rádio UFOP Educativa 106.3 FM, o Podcast - Dia Internacional dos Povos Indígenas. Na produção colaboram de forma voluntária, o escritor e educador, Ademario Ribeiro e seu neto, o pequeno Arthur Ribeiro (5 anos), ambos do Povo Payayá, que moram em Simões Filho (BA); a escritora e terapeuta integrativa, Liana Utinguassu, da cidade de Porto Alegre (RS), com ascendência Guarani Mbyá, do Rio Grande do Sul; o estudante universitário, Neimar Leandro Marido Kiga, do Grupo Étnico Boe Bororo, da Aldeia Meruri, do município de General Carneiro (MT); e o educador e produtor cultural indígena, Jacildo Ribeiro, de Águas Belas (PE), do Grupo Cultural Walê Fulni-ô  que cedeu gentilmente fotografias e trilhas sonoras para a produção de rádio. A equipe em Ouro Preto/MG fez contato com representantes indígenas em Minas Gerais, mas não obteve retorno até o fechamento do trabalho para o lançamento do material nesse dia 06 de agosto.

Em sua narrativa, Ademario Ribeiro, que cursou Pedagogia na UFOP e foi tutor e professor do Curso Culturas e História dos Povos indígenas pelo Núcleo de Educação Afro-brasileira e Indígenas (NEABI/UFOP).

O educador apresenta brevemente o contexto sócio-histórico sobre as sociodiversidades dos povos indígenas, fala das feridas deixadas pela cultura europeia, marcadamente portuguesa, das articulações dos indígenas para manter suas tradições e a luta por justiça contra as violências históricas que sofreram e sofrem até os dias atuais. Ao final, outros indígenas, a exemplo do primeiro, destacam a sua existência e falam de suas atividades sociais.

Assinada por Ademario Ribeiro e pelo jornalista, Gláucio Santos, da Rádio UFOP, a produção possui cerca de cinco minutos. O trabalho criterioso de edição e sonoplastia é do técnico em captação de áudio da emissora, Simei Gonderim, que também é educador, licenciado em Geografia.

Confira o Podcast - Dia Internacional dos Povos Indígenas/.

Projeto Culturas Indígenas do Brasil

Essa é a primeira ação de uma série de atividades previstas no Projeto Culturas Indígenas do Brasil que tem como objetivo a produção de conteúdo educativo para a divulgação multimídia e multiplataforma e a proposição de apoio pedagógico para professores da educação básica. A iniciativa dialoga com a Lei 11.645/2008, que trata do ensino da história e cultura dos Povos Indígenas. O trabalho de pesquisa e fundamentação teórica é coordenado pela historiadora Helena Azevedo Paulo de Almeida, com a colaboração e revisão do estudante do curso de História da UFOP, Vitor Ferreira Amaral, que é bolsista da emissora. A concepção do projeto é de Gláucio Santos. Juntos, trabalham nas atividades de pesquisa, roteirização, divulgação multimídia e gravações das peças de rádio. Integra a equipe, também, Simei Gonderim, que é licenciado em Geografia. A produção é da Central de Comunicação Público-educativa da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) por meio da Fundação Educativa de Rádio e TV Ouro Preto (UFOP). Conheça o Projeto Culturas Indígenas do Brasil.