skip to content

Rádio UFOP inicia série de atividades de valorização dos Povos Indígenas

Entrou no ar dia 6 de agosto, na Rádio UFOP Educativa 106.3 FM, o Podcast - Dia Internacional dos Povos Indígenas. Na produção colaboram de forma voluntária, o escritor e educador, Ademario Ribeiro e seu neto, o pequeno Arthur Ribeiro (5 anos), ambos do Povo Payayá, que moram em Simões Filho (BA); a escritora e terapeuta integrativa, Liana Utinguassu, da cidade de Porto Alegre (RS), com ascendência Guarani Mbyá, do Rio Grande do Sul; o estudante universitário, Neimar Leandro Marido Kiga, do Grupo Étnico Boe Bororo, da Aldeia Meruri, do município de General Carneiro (MT); e o educador e produtor cultural indígena, Jacildo Ribeiro, de Águas Belas (PE), do Grupo Cultural Walê Fulni-ô  que cedeu gentilmente fotografias e trilhas sonoras para a produção de rádio. A equipe em Ouro Preto/MG fez contato com representantes indígenas em Minas Gerais, mas não obteve retorno até o fechamento do trabalho para o lançamento do material nesse dia 06 de agosto.

Em sua narrativa, Ademario Ribeiro, que cursou Pedagogia na UFOP e foi tutor e professor do Curso Culturas e História dos Povos indígenas pelo Núcleo de Educação Afro-brasileira e Indígenas (NEABI/UFOP).

O educador apresenta brevemente o contexto sócio-histórico sobre as sociodiversidades dos povos indígenas, fala das feridas deixadas pela cultura europeia, marcadamente portuguesa, das articulações dos indígenas para manter suas tradições e a luta por justiça contra as violências históricas que sofreram e sofrem até os dias atuais. Ao final, outros indígenas, a exemplo do primeiro, destacam a sua existência e falam de suas atividades sociais.

Assinada por Ademario Ribeiro e pelo jornalista, Gláucio Santos, da Rádio UFOP, a produção possui cerca de cinco minutos. O trabalho criterioso de edição e sonoplastia é do técnico em captação de áudio da emissora, Simei Gonderim, que também é educador, licenciado em Geografia.

Confira o Podcast - Dia Internacional dos Povos Indígenas/.

Confira o primeiro Podcast Diálogos com a Educação com Avelin Buniacá Kambiwá, de Belo Horizonte, e a graduanda em Educação Infantil da Universidade Federal de Viçosa, Suê Jani Puri. 

Projeto Culturas Indígenas do Brasil

Essa é a primeira ação de uma série de atividades previstas no Projeto Culturas Indígenas do Brasil que tem como objetivo a produção de conteúdo educativo para a divulgação multimídia e multiplataforma e a proposição de apoio pedagógico para professores da educação básica. A iniciativa dialoga com a Lei 11.645/2008, que trata do ensino da história e cultura dos Povos Indígenas. O trabalho de pesquisa e fundamentação teórica é coordenado pela historiadora Helena Azevedo Paulo de Almeida, com a colaboração e revisão do estudante do curso de História da UFOP, Vitor Ferreira Amaral, que é bolsista da emissora. A concepção do projeto é de Gláucio Santos. Juntos, trabalham nas atividades de pesquisa, roteirização, divulgação multimídia e gravações das peças de rádio. Integra a equipe, também, Simei Gonderim, que é licenciado em Geografia. A produção é da Central de Comunicação Público-educativa da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) por meio da Fundação Educativa de Rádio e TV Ouro Preto (UFOP). Conheça o Projeto Culturas Indígenas do Brasil.

Últimas notícias

PodCast Rádio Ciência: Quem é essa menina?

7 Agosto 2019

No Podcast Rádio Ciência, a professora Karina Gomes Barbosa fala sobre a pesquisa "Quem é essa menina? Inventário de imagens, representações e afetos da infância no audiovisual". O estudo foi realizado em conjunto com bolsistas do curso de jornalismo no ano de 2016 e teve como objetivo investigar e evidenciar as marcas de...

PodCast Diálogos com a Educação: Educação do Campo

7 Agosto 2019

podcast_dialogos_educacao_educacao.do_.campo_.2019.mp3 A equipe do PodCast Diálogos com a Educação foi conhecer de perto uma escola que promove a educação do campo. A visita ocorreu no dia 31 de maio na cidade de São Joaquim de Bicas junto com uma excursão de estudantes da Universidade Federal de Ouro Preto. Roteiro...

Radiodocumentário Universidades Públicas do Brasil

5 Agosto 2019

O "Radiodocumentário - Universidades Federais do Brasil" é uma iniciativa dos estudantes dos cursos de Jornalismo, Farmácia, Letras e Pedagogia a partir da cobertura das manifestações ocorridas em 15 e 30 de maio e 14 de junho de 2019, nas cidades de Ouro Preto e Mariana. O trabalho aborda a importância das instituições...