skip to content

Professores e especialistas analisam a volta às aulas em Minas Gerais

Professores da UFOP e especialistas analisam volta às aulas em Minas Gerais.

Com a proposta de retorno das aulas presenciais nas escolas públicas e privadas em Minas Gerais, por decisão do Governo do Estado, a Rádio UFOP Educativa ouviu profissionais da educação e da saúde para analisarem essa iniciativa do poder público e possíveis implicações na saúde da população. 

Dentre as pessoas ouvidas estão pais, professores (educação básica e da Ufop), diretores e profissionais da saúde. Oportunamente foram ouvidos, ainda, o sindicato dos profissionais da educação e a Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais. Com destaque para a Região dos Inconfidentes, o contexto da Pandemia do Coronavírus foi analisado a partir dos dados relacionados a ocupação nos hospitais de Ouro Preto e Mariana. 

Entre argumentos favoráveis e contrários, algumas questões são levantadas na reportagem.

Quanto a volta às aulas em Minas Gerais. Está na hora? 

Seria possível um retorno presencial sem o risco de contaminação?

Quais os desafios presentes no ambiente escolar que dificultariam o retorno?

E quais são as medidas de prevenção contra a COVID - 19 a serem adotados nas escolas? 

E você é a favor ou contra o retorno das aulas presenciais? Confira a reportagem especial aqui no site Rádio UFOP Educativa e nas plataformas de streaming: Spotify, Anchor, Deezer e iTunes, entre outras. 

A produção tem trabalhos técnicos de edição e sonoplastia de Simei Gonderim e co-produção de Alexandre Coelho Melo, André Neves, Alex Sander  e Gláucio Santos.



 

Últimas notícias

Reportagem: Estudo de Segurança Alimentar e Nutricional na Pandemia da COVID-19

19 Abril 2021

Dura n te a pandemia da covid-19, os alunos da rede pública de ensino de Ouro Preto e Mariana receberam kits de alimentação para complementar as refeições das famílias. A distribuição seguiu as diretrizes da Lei nº 11.947 de 16 de junho de 2009. Ela permite, em caráter emergencial, que o Governo Federal destine recursos do...

Entrevista: consumidoras e o futuro da televisão - Bibiana Stohler

25 Março 2021

Consumo contemporâneo televisivo, a nova geração de consumidoras e o futuro da Televisão são temas abordados no livro da escritora Bibiana Stohler. O mais novo trabalho é intitulado de "Mulheres e Práticas de Consumo: Éthos e mediação de programas Televisivos", lançado pela Editora Appris. Questões sobre as mulheres...