PodCast Rádio Ciência - Ensino de ciência por meio das telas de cinema

Anayra Yule Alcântara e Marina Martins Fonseca

A pesquisa “Categorias para o uso educativo de filmes com elementos científicos e tecnológicos” foi o tema da entrevista para o PodCast Rádio Ciência realizada no dia 28 de maio com Anayra Yule Alcântara, graduada em Física pela UFOP. A física explica um pouco sobre o seu Trabalho de Conclusão de Curso e demonstra de que forma alguns filmes são capazes de auxiliar no ensino científico. Na entrevista fala sobre os estereótipos construídos na sociedade em relação ao cientista e destaca que muitos outros produzem ciência fora dos laboratórios.

Anayra Yule Alcântara cita também o projeto de extensão aberto à comunidade “Luz, câmera e... ciência” que ocorre no Anexo do Museu da Inconfidência e promove discussões sobre filmes e sua relação com a ciência. “Uma das coisas que me deixavam muito feliz no final dos trabalhos era quando a gente ligava pra escola para perguntar se tinha sido tudo bem, se tinha dado algum problema. E eles falavam que os meninos queriam voltar ao cinema para conversar com a gente ou que pediam para a professora assistir um filme para conversar, porque a educação é isso, né? É fazer com que as pessoas entendam que ciência, que o que você estuda em sala de aula, vale pra vida”, ressalta.

Ouça o episódio na guia PodCast Rádio Ciência

Você confere novos episódios às segundas-feiras, a partir das 8h, aqui no site da emissora.

Roteiro e Reportagem: Marina Martins / Captação de áudio, Edição e Sonoplastia: Simei Gonderim / Fotografia e Supervisão de radiojornalismo: Gláucio Santos
Marina Martins é estudante de Farmácia da UFOP e atua como bolsista nos processos formativos da emissora.