PodCast Diálogos com a Educação - Pibid, a formação de professoras e as escolas públicas

Prof. Fabio Augusto Costa

O PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Ouro Preto tem se colocado como importante instrumento de diálogo entre a rede pública de ensino de Ouro Preto e Mariana e a instituição de ensino superior. Entre as frentes de trabalho desta iniciativa estão a formação inicial de futuros professores e a formação continuada daqueles que estão em sala de aula.

No PodCast Diálogos com a Educação, o professor Fábio Augusto Rodrigues fala sobre o funcionamento do programa no âmbito da UFOP e das salas de aulas da Educação Básica. O Pibid está subidvidido em projetos: Matemática, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Filosofia, Artes, Educação Física, Ciências (Física, Quimica e Biologia) e Afroindígena.

O pesquisador atua no Departamento de Biodiversidade, Evolução e Meio Ambiente, é licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais, além de ser mestre e doutor em Educação pela mesma instituição. Estuda temáticas relacionadas à formação de conceitos na Ciência e no Ensino de Biologia, como também a formação de professores inicial e continuada. Ele atualmente responde pela coordenação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência na UFOP.

Ouça:

Roteiro e Produção: Gabriela Mendes Morais / Reportagem, Texto e Fotografia: Gláucio Santos

Edição e sonoplastia: Simei Gonderim / Supervisão de radiojornalismo: Gláucio Santos

1ª Temporada

Ep 01. Estereótipos indígenas, formação de professoras e o espaço escolar - 17/05

Ep.02. Ações da UFOP com a escola pública  - 24/05

Ep.03Pibid, a formação de professoras e as escolas públicas - 31/05

Ep.04. Multiletramentos e as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação  - 07/06

EP.05. Antirracismo, práticas discriminatórias e o espaço escolar - 14/06

Ep.06. Educação de Jovens e Adultos, formação continuada e as questões étnico-raciais - 21/06

Ep.07. Reinado do Alto da Cruz, Chico Rei e as escolas de Ouro Preto - 28/06

Ep.08. Práticas educativas dos avós cuidadores dos netos - 05/07