PodCast Diálogos com a Educação: EJA, formação continuada e as questões étnico-raciais

Marinete da Silva Morais e Regina Magna Bonifácio de Araújo: Foto_Glaucio Santos

O PodCast Diálogos com a Educação desta semana tem como tema  “Educação de Jovens e Adultos, formação continuada e as questões étnico-raciais". Quem fala sobre o assunto é a professora Marinete da Silva Morais, que é mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Participa também a professora Dra. Regina Magna Bonifácio de Araújo, do Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto.

A entrevista foi gravada no dia 12 de junho, no Instituto de Ciências Humanas e Sociais, em Mariana, após a palestra “Formação continuada de Educação em relações étnico-raciais para professores da EJA” referente aos resultados de pesquisa da dissertação de mestrado. O evento foi promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens, Adultos e Idosos, coordenado pela professora Regina Bonifácio.

Segundo dados do INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (referente ao Censo Escolar: Sinopse Estatística da Educação Básica 2018) o número de matrículas da EJA - Educação de Jovens e Adultos no Ensino Fundamental e Ensino Médio no Brasil equivale a 3.545.988 e somente a região Nordeste possui 1.419.273 dessas matrículas. Quanto à faixa etária predominante, pessoas acima de 40 anos somam 777.832 dos matriculados, seguido pelo público com idade entre 20 e 24 anos com total de 725.737 e estudantes de 18 e 19 anos com 587.898 das matrículas.

As mulheres matriculadas correspondem a 1.713.999, das quais 767,535 são afro-brasileiras (pretas e pardas) e os homens matriculados correspondem a 1.813.989, dos quais 816,549 se autodeclararam negros (pretos e pardos). Dentro do contexto dos 3.545.988, as pessoas que se autodeclaram pretas e pardas totalizam 1.584,084 dos matriculados na EJA.

Ouça

Redação: Karine de Oliveira Costa e Ana Beatriz Moreira de Almeida Santos
Roteiro, Produção, Reportagem, Fotografia e Supervisão de Jornalismo: Gláucio Santos
Supervisão de Captação de Áudio, Edição e Sonoplastia: Simei Gonderim
Karine (Jornalismo) e Ana Beatriz (Turismo) atuam como bolsistas nos processos formativos da emissora.

1ª Temporada

Ep 01. Estereótipos indígenas, formação de professoras e o espaço escolar - 17/05

Ep.02. Ações da UFOP com a escola pública  - 24/05

Ep.03Pibid, a formação de professoras e as escolas públicas - 31/05