NEABI discute Dia da África em reestreia

A Rádio UFOP Educativa reestreia o programa Rádio NEABI, debatendo o Dia da Libertação da África, comemorado em 25 de maio. O programa discute assuntos como a valorização da história e da cultura africana e a contribuição dos povos para a constituição do Brasil. Em parceria com a Central de Comunicação Público-educativa da UFOP, o programa, que retorna à grade da Rádio UFOP todas as quartas, das 14h às 15h, é produzido pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) com apresentação dos estudantes Kerolayn Paixão, Arthur Fabri e Ana Carolina Silva, sob a supervisão dos professores Adilson dos Santos e Marcelo Donizete.

O Dia da África é celebrado em diversos países e, no Brasil, promove o reconhecimento da importância da interseção da história e da cultura africana com a história brasileira. A data se refere ao dia em que 32 chefes de estados africanos se reuniram em Addis Abeba, na Etiópia, em 1963, para defender e emancipar o continente africano, libertando-o do colonialismo e do apartheid. A comemoração foi instituída em 1975 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e, de acordo com a Fundação Cultural Palmares, a data representa não só profundo significado na memória coletiva dos povos do continente, como também demonstração de objetivo comum de unidade e solidariedade dos africanos na luta pelo desenvolvimento econômico do continente.

Rádio NEABI

O programa piloto ao vivo foi realizado em 16 de maio com os docentes que abordaram a história do NEABI, produzindo discussões sobre a música "This is America" do rapper Childish Gambino e apresentando agenda cultural com sugestões de eventos voltados às culturas em questão. O Rádio NEABI foi ao ar pela primeira vez em 2014 na UFOP Educativa 106.3 FM, na semana do Dia de África, com apresentação de Adilson dos Santos. A produção pode ser considerada também como esforço de produzir reflexões acerca da lei nº 10.639 de 2003, que fez modificações na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). A legislação coloca como obrigatório o ensino da História e da Cultura Africana e Afro-Brasileira nos níveis de ensino fundamental e médio.

Formação

A Rádio NEABI foi selecionada por meio do edital 02/2018 da Fundação Educativa de Rádio e TV Ouro Preto e da UFOP. Os integrantes receberam da equipe da Rádio UFOP orientações sobre roteiro, postura de locução, linguagem radiofônica e outras, na sede da emissora, no Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) e nas plataformas digitais.